dia do gaúcho

Entidades tradicionalistas fazem últimos ajustes para o Desfile Farroupilha

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Pedro Piegas (Diário)
Nesta quinta-feira, integrantes das entidades tradicionalistas cuidaram dos detalhes finais para o desfile

O Desfile do Dia do Gaúcho começa às 8h desta sexta-feira, com o hasteamento das bandeiras, mas as entidades tradicionalistas estão há dias em preparativos para a data, considerada o marco máximo dos festejos farroupilhas. Nesta quinta-feira, véspera do desfile, os veículos e os cavalos de mais de 30 entidades que passam pela Avenida Medianeira receberam os toques finais.

Confira os festejos de 20 de Setembro nas cidades da região

No Departamento Tradicionalista (DT) Querência das Dores, bicampeã do desfile, o coordenador da campeira, João Batista Schlotfeldt, 51 anos, e outros integrantes viajaram a cavalo por cerca de 3h30min de Três Barras até a sede campestre do Clube Dores. Na sede do DT, eles deram banho e trataram o pelo dos animais. Também alimentaram os cavalos e os colocaram para descansar.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Schlotfeldt conta que participa do tradicionalismo desde criança e desfila com o cavalo Baio há cerca de 10 anos. Ele diz que o prêmio não é o foco da entidade, mas sim manter a cultura gaúcha viva e passar para os mais novos.

_ A gente sempre procurar agregar e trazer os jovens mais para perto, que nem esse guri aí, não saiu de perto dos cavalos junto com a gente, o dia todo _ diz, mostrando Vítor Batista dos Santos, 12 anos, integrante da invernada do DT Querência da Dores, que com um largo sorriso no rosto e escovava o pelo de Baio.

Acampamento Farroupilha reúne gaúchos para churrasco, truco e outros costumes

Já na área da marcenaria eram os sete veículos que recebiam a atenção da diretora, Maria Cristina Rigão Iop, 52, e de outros integrantes do clube. Ela conta que a entidade terá três caminhões, decorados com a temática do desfile deste ano, e quatro caminhonetes na avenida.

Por conta do desfile, a partir das 7h o trânsito ficará bloqueado em parte da Avenida Medianeira e em ruas do entorno, com reabertura a partir das 13h. As linhas de ônibus que passam pela via também terão trajetos modificados pela manhã, até a liberação do trânsito.

TEMA E HOMENAGEADOS
Símbolo do gauchismo, a vida e a obra de Paixão Côrtes são os temas estaduais dos Festejos Farroupilhas 2019. O tradicionalista morreu em 2018 aos 91 anos, deixando um legado por chamar a atenção aos símbolos do Rio Grande do Sul, como a Chama Crioula e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas.  

Já o patrono é o músico César Oliveira, da dupla com Rogério Melo. A tradicionalista Dinara Xavier da Paixão, prima de Paixão Côrtes, é a homenageada local desta edição da Semana Farroupilha.

Logo após ao desfile, ocorre a solenidade de encerramento dos Festejos Farroupilhas e a extinção da Chama Crioula. Porém, as entidades tradicionalistas de Santa Maria têm evento até 28 de setembro.

FESTEJOS FARROUPILHAS 2019
Desfile 

  • Nesta sexta-feira, dia 20
  • Das 8h ao meio dia
  • Na Avenida Medianeira

Destaques

  • Tema regional: Paixão Côrtes - Vida e Obra
  • Patrono regional: César Oliveira
  • Homenageada local: Dinara Xavier da Paixão

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

FOTOS+VÍDEO: mais de 30 entidades passaram pela Medianeira no Dia do Gaúcho

Próximo

Campanha do Agasalho termina com mais de 1,4 milhão de arrecadações

Geral